feedburner
Receba nossas atualizações no seu e-mail

Delivered by FeedBurner

Crescimento sustentável é tema de Congresso da Associação Brasileira de Metalurgia

Marcadores: , , ,

A Gestão Corporativa do 63º Congresso será composta por três painéis sobre o setor mínero-metalúrgico no Brasil e no mundo e as prioridades para o período 2008/2010.

23 de Julho de 2008. Publicado por Vininha Carvalho

Eficiência energética e gestão eficaz de recursos naturais, aliadas à qualidade de produção e custos competitivos, constituem os principais desafios a serem enfrentados pelas empresas do setor mínero-metalúrgico nacional, que investirão US$ 88,9 bilhões em expansões e novas plantas até 2013.

Por isso, estas questões estarão na pauta de discussões do 63º Congresso Anual da ABM – Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais, que acontece entre os dias 28 de julho a 1º de agosto, no Mendes Convention Center, em Santos (SP).

O tema central "Crescimento Sustentável" será amplamente debatido, dia 31, das 9h30 às 18h30, durante a sessão Gestão Corporativa. O professor da USP, Jacques Marcovitch, fará palestra de abertura sobre "Competitividade e Sustentabilidade no Horizonte 2020".

O expositor dará um panorama da evolução recente da indústria no Brasil e as perspectivas futuras, abordará os conflitos e complementaridades entre competitividade e sustentabilidade, abrangendo aspectos econômicos, tecnológicos, ambientais, sociais e culturais.

Jacques Marcovitch dedica-se ao estudo do pioneirismo empresarial no Brasil e, desde 2002, tem pesquisado as políticas de implantação da Convenção do Clima / Protocolo de Kyoto com ênfase nas estratégias que almejam a redução dos gases de efeito estufa na atmosfera. Em 2006 publicou a obra ‘Para Mudar o Futuro – Mudanças Climáticas, Políticas Públicas e Estratégias Empresariais’.

A Gestão Corporativa do 63º Congresso também será composta por três painéis sobre o setor mínero-metalúrgico no Brasil e no mundo e as prioridades para o período 2008/2010. Participarão como debatedores dirigentes de empresas e de entidades nacionais e estrangeiras.

Já confirmaram presença, João Carlos Ferraz, diretor do BNDES; Marcelo de Souza Minelli, diretor de Engenharia, Tecnologia e Qualidade Ambiental da Cetesb; José Manoel Gatto dos Santos, superintendente de Desenvolvimento da Codesp; Vahan Agopyan, coordenador de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento do Estado SP.

Também participarão Fernando Cosme Rizzo Assunção, diretor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos – CGEE; Dieter Ameling, presidente da VDEH – Alemanha; Rodrigo Tavares Maciel, secretário-executivo do Conselho Empresaria Brasil-China – CEBC; Pedro Gutemberg, diretor de Marketing, Pesquisa e Desenvolvimento da Vale; João Bosco Silva, diretor superintendente da Votorantim Metais; e Maria Cristina Yuan, superintendente do - Instituto Brasileiro de Siderurgia – IBS.

Ao término da Gestão Corporativa, os participantes votarão prioridades de ação que conciliem competitividade e sustentabilidade para promover o crescimento do complexo industrial mínero-metalúrgico no País.

A programação do 63º Congresso Anual da ABM - reconhecidamente o maior fórum de debates do setor da América Latina – também prevê um Seminário sobre Meio Ambiente, no dia 29, quando serão apresentadas 25 experiências empresariais e acadêmicas aplicadas com sucesso pela indústria para reduzir as emissões e resíduos do processo produtivo.

No dia 30, a questão ambiental será novamente discutida nas sessões técnicas do evento, durante a apresentação de 10 trabalhos sobre recuperação e tratamento de rejeitos.

O 63º Congresso da ABM conta com o apoio de entidades como a Abal (Associação Brasileira de Alumínio), Abcem (Associação Brasileira de Construção Metálica), ABC (Associação Brasileira de Cerâmica), Abende (Associação Brasileira de Ensaios Não-destrutivos), ABS (Associação Brasileira de Soldagem), CBCA (Centro Brasileiro de Construção em Aço), Inda (Instituo Nacional de Distribuidores de Aço), Instituto de Engenharia, Sistema Fiesp e AEAS (Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos).

Informações adicionais sobre o 63º Congresso Anual da ABM no endereço: http://www.abmbrasil.com.br/congresso/2008

Fonte: Imprensa da Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais

0 comentários:

Postar um comentário