feedburner
Receba nossas atualizações no seu e-mail

Delivered by FeedBurner

Informe - 5ª Reunião - Agosto 2008

Marcadores: , ,

Reunidos em São Vicente, os elos deram continuidade ao processo
de formação da rede e caminham para o Planejamento Estratégico


Texto: Daniela - Praia Grande
Foto: Melissa - Guarujá

A Rede de Agendas 21 da Baixada Santista e Litoral Paulista realizou a sua 5ª Reunião em São Vicente, no último dia 08 de Agosto de 2008.

Participaram representantes dos processos de construção das Agendas 21 de São Vicente, Guarujá, Peruíbe, Praia Grande, Itanhaém, Santos, Litoral Norte (São Sebastião e Ubatuba).
A reunião foi mediada por Maria José da Secretaria Executiva da Agenda 21 de São Vicente.

Pauta:

- Continuação dos temas abordados em Santos e Peruíbe
- Consolidação do GT Informação e Comunicação da Rede
- Proposta do Núcleo de Jornalismo Ambiental da Baixada Santista
- SkypeCast proposto por Marie e já em fase experimental.
- Oficina de gestão estratégica de projetos, proposta da Alba e encaminhamentos realizados por Estrella, Aymar e outros.

Desenvolvimento da Reunião:

No início da reunião, houve uma dinâmica ministrada por Carlos Aymar, coordenador do grupo, colocando a opinião de todos sobre como a Rede de Agendas 21 do Litoral Paulista e Baixada Santista está se refletindo em cada município.

Concordamos com a dificuldade em dar continuidade nos processos das Agendas 21 Locais, por conta da época de eleições municipais que exige paciência e discernimento dos atores para conduzirem o processo em seu município.

Surgiram idéias de debates para os candidatos sobre o tema “Agenda 21” com um questionário simples, a ser elaborado, para aproveitarmos o momento para um maior comprometimento da parte dos candidatos .

Todos concordam que a divulgação na mídia sobre nossas reuniões tem importância fundamental para solidificar e expandir os objetivos em comum, que é fortalecer e fomentar as necessidades do município através da Agenda 21 Regional.

Ficou acordado dentre os participantes desta rede, que no próximo mês de Setembro ao invés de ser feita uma Reunião como de costume, faremos uma Capacitação do próprio Fórum chamada: Oficina de Planejamento Estratégico.

A Capacitação será ministrada por Alba Rodrigues, que fará esse trabalho voluntariamente, serão necessários 2 dias em regime de imersão.

A Oficina de Planejamento Estratégico tem como objetivo nivelar os conhecimentos e anseios do projeto para delinear um Plano de Ação com as vertentes necessárias e as prioridades.
Terá 32 h de duração sendo 4 h de teoria.

A data ficou de ser confirmada com a Prof ª Alba por Andréia Estrela.

O João Malavolta, de Itanhaém, ficou com a responsabilidade de organizar os alojamentos e o local da Oficina.

As informações sobre o valor das inscrição e a maneira que ela será feita será informada via email daqui alguns dias.

0 comentários:

Postar um comentário