feedburner
Receba nossas atualizações no seu e-mail

Delivered by FeedBurner

Memória - 3ª Reunião - Junho 2008.

Marcadores:

O Fórum Provisório da Rede de Agendas 21 da Baixada Santista e Litoral Paulista realizou a sua 3ª Reunião na Estação Cidadania em Santos, no último dia 20 de junho de 2008.

Participaram representantes dos processos de construção das Agendas 21 de Bertioga, Guarujá, Peruíbe, Praia Grande, Santos, São Sebastião/Litoral Norte e Ubatuba.

A reunião foi mediada por Marina Medina e secretariada por Fernando Luiz, ambos da Secretaria Executiva da Agenda 21 de Santos.

Pauta:

- Relatos do II Encontro Nacional da Rede Brasileira de Agendas 21 Locais (Rebal), realizado em Fortaleza nos dias 11, 12 e 13 de Junho;

- Metodologia e Encaminhamentos para o Fórum/Rede de Agendas 21 da Baixada Santista e Litoral Paulista;

- Parceria entre o Núcleo de Jornalismo Ambiental (NJA) do Sindicato dos Jornalistas e o Fórum/Rede de Agendas 21 da Baixada Santista e Litoral Paulista.

Desenvolvimento da Reunião:

- Relatos do II Encontro da Rebal;

. Rosângela, da Agenda 21 da Bertioga e do NJA, falou da necessidade dos participantes terem conhecimento do processo, a maioria não sabia o que seria discutido no II Encontro. Falou também das dificuldades da construção de redes, que exige discernimento e paciência dos participantes. Mas destacou a importância da participação, com forma de animar para a ação.

. Marina, Agenda 21 de Santos e do NJA, destacou a importância de manter o equilíbrio na construção da Rede, para ela a busca de consenso a todo custo, está burocratizando/engessando a construção das Redes que ela está participando.

. Patrícia, Agenda 21 de Ubatuba e LN_SP, relatou a sua experiência com a Ubatuba em Rede, das dificuldades do trabalho na horizontalidade e que o conceito de Rede precisa ser melhorado. E da necessidade de uma Coordenação nas Redes.

. Carlos Aymar, Agenda 21 de São Sebastião e Litoral Norte, destacou em seu relato que a organização do I Encontro da Rebal foi melhor do que a do II Encontro. Informou ainda sobre a posição do Ministério do Meio Ambiente (MMA), de fortalecer a Rebal através dos seus 27 parceiros (Estados) e da realização de Encontros Regionais. O regimento aprovado no I Encontro e ratificado nesse II Encontro, já aponta nessa direção da Rede buscar mais autonomia financeira em relação ao MMA, através de parcerias.

- Metodologia e Encaminhamentos;

. Andréia Estrela, Agenda 21 do Guarujá, falou das dificuldades de reunião do Fórum/Rede de Agendas 21 do Litoral Paulista, pela extensão do Litoral. E propôs a criação de três Comitês Regionais: Litoral Norte, Centro e Sul, que fariam reuniões mensais. O Fórum/Rede se reuniria a cada dois meses, com tarefas definidas, valorizando o Passo a Passo da Agenda 21, como os Levantamentos Sócioambientais, os Planos Locais de Desenvolvimento Sustentável dos municípios e as discussões dos temas regionais.

. Marie, Agenda 21 de Bertioga, falou da necessidade de encaminhamento de algumas propostas aprovadas no II Encontro da Rebal, como a constituição dos cinco Grupos de Trabalho (GTs) já existentes na estrutura da Rebal, em nossa Rede. Destacou ainda a importância de encaminhar a proposta de incluir/inserir os processos de Agendas 21 Locais na Lei Orgânica dos Municípios.

. Alba, Agenda 21 de Santos, fez a proposta de realização de uma Oficina de Planejamento Estratégico, com duração de 32 h, sendo 4 h de teoria, o resto do tempo dedicado à criação de uma Oficina Prática para delinear um Plano de Ação, em regime de imersão.

- Parceria entre o Núcleo de Jornalismo Ambiental (NJA) e o nosso Fórum/Rede;

. Marina, Coordenadora do NJA, informou sobre a criação do site e da Agência de Notícias, no próximo mês de Julho, projetos que já têm parceiros para a sua viabilização. A parceria com a nossa rede, será sustentada pela base de fontes de informação e pautas fornecidas pelas Agendas 21 Locais, esse material também será disponibilizado para a mídia local/regional. Outras parcerias poderão ser realizadas, nesse caso o Sindicato dos Jornalistas entrará como captador de recursos, já que o NJA e o Fórum/Rede A21 da BS e LP não possuem CNPJ.

- Síntese dos Encaminhamentos:

. Oficina de Planejamento Participativo Estratégico a ser ministrada pela Consultora de Projetos de Projetos Profª. Alba Rodrigues, oportunamente. Foi criado um GT de Apoio para divulgação e articulação das ações: Marie (Bertioga), Carlos Aymar (São Sebastião/LN), Patrícia (Ubatuba) e Fernando Luiz (Santos). Haverá uma consulta de quem vai sediar e patrocinar a oficina;

. Também foi criado um GT de Apoio à Parceria com o NJA formado por Marina (NJA), Rosângela (NJA), Carlos Aymar, Fernando Luiz e Bruno (Peruíbe).

Fernando Luiz
Secretário Executivo da Agenda 21 de Santos.

0 comentários:

Postar um comentário