feedburner
Receba nossas atualizações no seu e-mail

Delivered by FeedBurner

II Encontro da REBAL - Abertura

Marcadores: ,

II Encontro Nacional da Rede Brasileira de Agendas 21 Locais

Por Rosângela Ribeiro / Processo Agenda 21 Bertioga


Data: de 10 a 12 de junho de 2008
Local: Centro de Convenções do Banco do Nordeste do Brasil – Passaré – Fortaleza/CE

Abertura do Evento

O encontro teve início às 16h30 do dia 10, terça‐feira com a instalação de plenária, leitura de acordo de funcionamento dos trabalhos do Encontro e apresentação do comediante local Zé Modesto. Devido aos horários dos vôos, nossa participação no evento se deu a partir das 20 horas, quando já estava em andamento a cerimônia oficial de abertura do evento. Na ocasião, participaram da mesa de trabalhos as seguintes autoridades: o vice‐governador do Estado do Ceará, Francisco Pinheiro, representando o governador Cid Gomes; o secretário de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Hamilton Pereira, representando o Ministro do Meio Ambiente Carlos Minc; a secretária de Meio Ambiente e Controle Urbano de Fortaleza, Daniela Valente, representando a prefeita de Fortaleza Luizianne Lins; o diretor do Departamento de Cidadania e Responsabilidade Socioambiental do MMA, Pedro Ivo Souza Batista; a coordenadora do Programa Agenda 21 no MMA, Karla Monteiro Matos; o representante da coordenação executiva do colegiado da REBAL, Antônio Ortins Monteiro Dias; o gerente de relacionamento da comunicação institucional da PETROBRÁS, Gilberto Puig; representante do Banco do Nordeste do Brasil, Danilo Lopes; a representante do Instituto Terrazul, Zélia Franklin; e o representante da Universidade Federal do Ceará, professor Osmar de Sá Ponte.

O vice‐governador, professor Pinheiro, abriu a cerimônia discorrendo sobre as propostas do estado em implantar parques eólicos e unidades de energia fotovoltáica [resultante da transformação direta da luz em energia elétrica por meio de células de silício] na região do semi‐árido cearense, por serem consideradas energias limpas.

Representando o MMA, o secretário Hamilton Pereira falou sobre a importância da implantação dos biocombustíveis, por meio de uma política de qualificação e não apenas de preservação. Ele também defendeu que antes de haver uma política de preservação dos recursos naturais é necessário que se haja uma melhor distribuição de renda, tendo em vista que a miséria não é compatível com a sustentabilidade. “Não se consegue preservar os recursos naturais de uma área em meio à miséria de sua gente”.

O secretário também chamou a atenção para o sentido de urgência que a agenda ambiental ganhou em todo o mundo e da importância da participação popular nas decisões que envolvem as questões previstas na Agenda 21. “Não é mais aceitável que o planejamento de uma cidade, um estado ou um país seja imposto à sua comunidade. A sociedade não é destinatária do planejamento, ela é protagonista desse planejamento”, defendeu.

Ao falar sobre o processo de desenvolvimento da rede, o representante da coordenação executiva do colegiado da REBAL, Antônio Ortins Monteiro Dias, comparou‐o ao próprio meio ambiente. “É um processo frágil, assim como são frágeis os ecossistemas; mas são resistentes”, considerou.

Durante os discursos de abertura, o nome da ex‐ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, foi citado em diversas ocasiões, sempre acompanhado da manifestação positiva do público presente.
Encerrando as atividades desse primeiro dia, o diretor Pedro Ivo e a representante do Instituto Terrazul, Rebeca Raso, oficializaram o lançamento da revista Agenda 21 e Juventude, seguido da apresentação do grupo Água de Quartinha que apresentou peças musicais folclóricas regionais.

0 comentários:

Postar um comentário