feedburner
Receba nossas atualizações no seu e-mail

Delivered by FeedBurner

II Encontro da REBAL - 3º dia

II Encontro Nacional da Rede Brasileira de Agendas 21 Locais

Por Rosângela Ribeiro / Processo Agenda 21 Bertioga


Data: de 10 a 12 de junho de 2008
Local: Centro de Convenções do Banco do Nordeste do Brasil – Passaré – Fortaleza/CE


Terceiro dia – Plenária e Encerramento

A plenária para discussão das propostas dos Grupos de Trabalho começou com bastante atraso na manhã do terceiro e último dia do Encontro, quinta‐feira, 13.

A plenária foi marcada pelo grande número de modificações apresentadas, sempre votadas de maneira consensual. O exercício da cidadania foi intenso. Em diversos momentos, houve necessidade de duas ou mais pessoas se reunirem em busca de uma proposta consensual que atendesse à demanda de cada questão.

Como muitas questões não apresentaram consenso, principalmente no que diz respeito aos trabalhos desenvolvidos pelo Grupo 2, ficou decidido que esses assuntos seriam levados ao colegiado que, após a estruturação de uma nova proposta, disponibilizaria a discussão na rede.

Os trabalhos foram finalizados com a discussão do Regimento Interno da Rebal. Percebeu‐se, porém, que o documento originado no primeiro encontro da Rede se tratava de um Estatuto e em muitos tópicos não condiziam com a Carta de Princípios da Rebal. Mesmo assim, foi realizada a revisão do regimento, tendo sido desconsiderados os itens em desacordo com os ideais da Rede e estabelecido que o texto passaria por uma revisão jurídica.

Definiu‐se, ainda, que a composição do novo Colegiado da Rede será feita por dois representantes de cada Estado e um representante Regional.

Com o encerramento do encontro, foi possível perceber junto aos participantes que, apesar de algumas falhas na sistematização e coordenação do evento, o resultado foi positivo e valeu como exercício de cidadania e fortalecimento dos processos de Agenda 21 Local em todo o país.

0 comentários:

Postar um comentário